Imprimir

  

Projeto Educação para a Saúde e Educação Sexual

A Organização Mundial de Saúde, em 2009, definiu como Escola Promotora da Saúde (EPS) “uma escola que fortalece sistematicamente a sua capacidade de criar um ambiente saudável para a aprendizagem. A EPS é, assim, um espaço em que todos os membros da comunidade escolar trabalham, em conjunto, para proporcionar aos alunos, professores e funcionários, experiências e estruturas integradas e positivas que promovam e protejam a saúde”.

O Projeto Educação para a Saúde (PES), do Agrupamento de Escolas do Crato, é um projeto de equipa, sendo esta coordenada por um docente, habitualmente do grupo de recrutamento 520 (Biologia e Geologia). Para além do coordenador constituem a equipa outro(s) docente(s) da escola, uma Assistente Social e uma Técnica de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar, ambas pertencentes à Autarquia.

 

Objetivos:

O principal objetivo deste projeto é contribuir para a prevenção de comportamentos de risco e para a promoção de comportamentos saudáveis, fundamentalmente, no âmbito dos cinco temas globais indicados no Referencial Educação para a Saúde, designadamente: Saúde Mental e Prevenção da Violência, Educação Alimentar, Atividade Física, Comportamentos Aditivos e Dependências e Afetos e Educação para a Sexualidade. De registar, contudo, como prioridade, a procura de respostas às necessidades que vão sendo diagnosticadas na comunidade escolar.

 

Articulação:

Sendo o PES um projeto de caráter plurianual, tem desenvolvido as suas iniciativas, sempre que possível, em articulação com os demais projetos/ iniciativas existentes na escola, de que são exemplo, em particular, o Programa Eco-Escolas, a Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola (EECE) e o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), sempre, no sentido de ir ao encontra das metas definidas no Projeto Educativo e nos demais documentos estruturantes do agrupamento.

 

Parcerias:

Para a prossecução dos objetivos é determinante a colaboração dos vários parceiros locais, designadamente: a Unidade de Cuidados na Comunidade do Crato (UCC Crato), a Autarquia, as Juntas de Freguesia, o Projeto CRATO por tudo 4G – CLDS, as farmácias locais, os Bombeiros, a GNR – Escola Segura, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), entre outros parceiros que articulam de forma mais pontual, de que são exemplo o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

 

Público-Alvo:

As atividades destinam-se, fundamentalmente, às crianças da Educação Pré-Escolar e aos alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico (CEB), bem como ao pessoal docente e não docente. Pontualmente têm como público-alvo toda a comunidade no geral.

 

Atividades:

Todas as atividades desenvolvidas no âmbito do PES, quer sejam de caráter anual ou plurianual, são integradas no Plano Anual/Plurianual de Atividades (PAA/PPA) do agrupamento, conforme consta do documento abaixo indicado.

Documento completo para download - Planificação_PES_PAA_2021_22

 

Legislação e outros documentos de referência:

Documento completo para download Dias comemorativos relacionados com a Saúde (DGS)

Documento completo para download - Referencial Educação para a Saúde, homologado por despacho do Senhor Secretário de Estado da Educação (junho de 2017)

Documento completo para download - Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (setembro de 2014)

Documento completo para download - Bufetes Escolares – Orientações (2012)

Documento completo para download - Portaria n.º 196-A/2010, de 9 de abril – Regulamenta a Lei nº 60/2009, de 6 de agosto

Documento completo para download - Lei nº 60/ 2009, de 6 de agosto – Estabelece o regime de aplicação da educação sexual em meio escolar

Documento completo para download - Despacho nº 2506/2007, de 20 de fevereiro – Define linhas de orientação para o professor coordenador da área temática da saúde

Documento completo para download - Despacho nº 25.995/2005, de 16 de dezembro – Determina a obrigatoriedade de as escolas incluírem no seu Projeto Educativo a área da Educação para a Saúde.

 

Registo de Atividades 2021/2022

Programa de Prevenção da Violência Sexual Contra Crianças e Jovens (fevereiro e março de 2022) (clique na imagem seguinte)


Sessão de Educação para a Saúde sobre Violência Sexual Contra Crianças e Jovens, dinamizada pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), no dia 04 de fevereiro, na turma 1º A (clique nas imagens seguintes)

      


 

 

Roda dos Alimentos (de 14 a 21 de janeiro) (clique nas imagens seguintes)

Os alunos do 1º ano adquiriram conhecimentos sobre a Roda dos Alimentos de forma dinâmica e divertida, através da construção de pequenas rodas em pratos de papel e de uma Roda dos Alimentos gigante. Os alunos pintaram diversos alimentos, identificaram o grupo da roda ao qual o alimento pertencia e, posteriormente, colaram-no na mesma. Estes trabalhos foram elaborados com a colaboração da Técnica de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar e estão expostos no Refeitório Escolar.

                      

                      


 

Sessão de Educação para a Saúde sobre Higiene Oral, dinamizada pela Higienista Oral da UCC Crato, no dia 24 de novembro, na turma 1º A (clique nas imagens seguintes)

     

2011.
Powered by Joomla 1.7 Templates and website hosting reviews