Introdução
O Clube Europeu é um centro dinamizador de atividades no âmbito da educação europeia.
O Clube é composto por professores e alunos que desenvolvem um conjunto de atividades com o objetivo de alargar os conhecimentos sobre a Europa e a União Europeia, desenvolvendo ao mesmo tempo competências TIC e linguísticas, tanto na língua materna como em línguas estrangeiras.
O Clube Europeu integra-se na realidade Europeia que vivemos atualmente, pretendendo proporcionar a alguns alunos a participação em Projetos Europeus como é o caso do Projeto Comenius, promovendo o respeito pelas outras culturas, o desenvolvimento da cidadania e pertença Europeia.
“Criar um espírito europeu entre os seus membros e transmiti-los aos outros membros da comunidade em que estão inseridos” é um dos principais objetivos do Clube Europeu da nossa escola.
Enquadramento do Clube Europeu
A criação dos Clubes Europeus é uma iniciativa portuguesa, com base numa ideia de Margarida Belard, lançada em 1986. A unidade de coordenação dos Clubes Europeus (nacional e internacional) está entregue ao Ministério da Educação português.
Como cidadãos europeus devemos conhecer a realidade europeia e esta foi a base que nos levou a criar um espaço onde os alunos pudessem adquirir conhecimentos neste âmbito, transmitindo à comunidade em geral a importância deste espírito de pertença.
Houve também a necessidade de sair do isolamento, ultrapassar barreiras e, por isso mesmo, têm vindo a ser apresentadas candidaturas ao Programa Aprendizagem ao Longo da Vida que nos proporcionaram experiências únicas, desenvolvendo um trabalho cooperativo com escolas de outros países, dando-nos, inclusivamente, a possibilidade de contactar diretamente com os nossos pares.
Metas
Intervenientes
Serão intervenientes diretos todos os alunos do Clube, bem como a professora coordenadora (Adélia Palma) e outros professores responsáveis e/ou participantes em atividades diversas.
Outras Informações
PROJETOS do Clube Europeu 2013/14
ATIVIDADES do Clube Europeu - PAA 2013/2014
Apresentação pública do Hino da Europa, tocado por alunos da escola.
Exposição de trabalhos (Dia da Europa)
Apresentações dos alunos em PowerPoint
Dia da Europa - 2016
"Hino da Alegria" com flautas de Bisel
Deslocação à Turquia
Entre os dias 19 e 25 de abril, dez alunos dos 2º e 3º ciclos (entre os quais quatro que foram premiados por terem cumulado o prémio de Valor e o de Excelência) e dois professores deslocaram-se a Istambul para participar na celebração do Dia da Criança, festejado a 23 de abril. Professores e alunos ficaram hospedados em casa de alunos e professores turcos. Desta forma, a comunicação foi exclusivamente feita em Inglês, o que permitiu desenvolver as competências dos nossos alunos.
A escola organizadora, ALEV, dinamizou atividades desportivas, artísticas e culturais com os quatro países presentes, a saber, Portugal, Ucrânia, Dinamarca e Áustria.
Este intercâmbio cultural e linguístico foi uma experiência única para todos!
Dia Europeu das Línguas
Por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, celebrou-se em 2001, pela primeira vez o Ano Europeu das Línguas, visando celebrar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa a preservar, promover o multilinguismo e motivar os cidadãos europeus para a aprendizagem de línguas.
Foi, assim, instituído o Dia Europeu das Línguas (DEL), que se celebra todos os anos no dia 26 de setembro.
Todos os anos, na nossa escola, também se celebra O Dia Europeu das Línguas que visa promover as competências linguísticas que são essenciais para garantir a equidade e a integração. De facto, na atual conjuntura de crescente mobilidade, globalização da economia e tendências económicas em constante mudança, é mais óbvia do que nunca a necessidade de aprender línguas e desenvolver uma competência plurilingue e intercultural.
Este ano, as turmas dos 2º e 3º ciclos elaboraram um trabalho para o qual pesquisaram quais as línguas faladas nos vários países da União Europeia e como se dizem, nessas línguas, várias expressões do quotidiano. O resultado deste trabalho pode ser vistas nas fotografias que seguem.